top of page

O Controle em Plenos Pulmões



"No mar das ilusões que a vida te levar

ou se aprende logo a navegar, ou nada a vida inteira

E o sol iluminando tudo ao seu redor

Clareando um tempo melhor

Afastando a tristeza

O Ontem não existe mais

O Amanhã ainda não chegou

O Hoje logo se desfaz

Como a gota de orvalho que secou."

- Cabruêra (2021)


Existem algumas coisas tão instintivas no nosso dia a dia que, somente quando paramos um momento para debruçar certa atenção, é que percebemos sua presença ou funcionamento. Uma delas é justamente a respiração.


Poucas são as pessoas que percebem a forma como tem respirado; se demora muito para inspirar, se a respiração está “encurtada” ou até mais agitada. Pois bem, pode parecer algo supérfluo, sem importância, mas saiba que sua respiração é uma forte aliada, principalmente em momentos de ansiedade e crises emocionais.


O fato é que nosso organismo precisa de oxigênio para um funcionamento eficaz e equilibrado. Quando respiramos de forma correta e satisfatória, nossos músculos recebem mais oxigênio através da corrente sanguínea, assim como nosso cérebro, aumentando assim nosso relaxamento muscular e melhorando o funcionamento cerebral. Ou seja, você respirando bem, tende a relaxar mais e a pensar melhor.


Uma respiração mais “encurtada”, muito comum em crises de ansiedade ou nervosismo diante de uma situação nova, faz com que o cérebro não seja “ventilado” o suficiente, gerando uma sensação de confusão, o que só aumenta a tensão e o nervosismo. E é principalmente nesses momentos que é fundamental prestar toda a atenção na respiração, pois esse é um fator importante na hora de se acalmar ou controlar uma crise emocional. É muito comum pessoas que tem recorrentes crises de pânico entrarem em desespero, e por não focarem na respiração, acabam intensificando a crise e, consequentemente, seu adoecimento.


A dica que fica é: procure respirar bem, de forma tranquila, segurando o ar na inspiração e soltando devagar e com suavidade. Muito importante manter a coluna ereta e a cabeça levantada, para liberar as vias aéreas e aproveitar mais espaço do pulmão durante a inspiração. Claro que essa dica não vale apenas para momentos de crise ou nervosismo; a qualquer momento do seu dia você pode dar atenção à sua respiração. Isso vai, com certeza, melhorar a qualidade da sua saúde, e ajudar a navegar melhor nas marés de momentos e emoções dessa vida.




Comments


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags

​© 2016 por Davidson Rodrigues 



 

  • Facebook
  • Instagram
bottom of page