A Melhor Companhia
![](https://static.wixstatic.com/media/d3b79b_2cfa815c77344463b8b0c94cf02bf25b~mv2.jpg/v1/fill/w_480,h_640,al_c,q_80,enc_auto/d3b79b_2cfa815c77344463b8b0c94cf02bf25b~mv2.jpg)
"Ao passar dos anos me perco nos dias
Que nem consigo sentir
São tantas pessoas que passam nas ruas
Sem saber onde ir
Não sei explicar a brisa do vento, as ondas do mar
Só sei dizer que sou só mais um, sou como você
Só sei dizer
Solidão..."
- Sara Não Tem Nome (2015)
Existem algumas coisas que nós sempre procuramos evitar ao longo da vida. A tristeza e a solidão, por exemplo, são consideradas aspectos ruins para o ser humano, enquanto a alegria e companhia são consideradas aspectos positivos, sempre a serem perseguidos e alcançados todos os dias. No entanto, isso nem sempre é assim. A vida sempre oscila em meio aos nossos afetos, e devemos saber aproveitar cada momento entre essas ondulações que nos apetecem e nos apequenam diante da nossa realidade. E para aproveitar isso, é importante compreender-se em alguns aspectos.
Para isso, o ideal é o auto conhecimento.
Não consideremos o auto conhecimento como uma fórmula mágica, da qual é possível se ensinar cinco ou dez lições para ser feliz, e de repente está tudo certo, tanto porque isso não teria nada de auto, pois seria puramente um conhecimento. A palavra auto carrega uma propriedade que indica uma ação sobre si próprio, o que nos leva a considerar o auto conhecimento como algo extremamente subjetivo. Cada pessoa é única, e interage com a realidade de forma diferente, por mais que em alguns aspectos possam se assemelhar a um ou outro indivíduo. Logo, se somos únicos, o auto conhecimento nos coloca num posicionamento muito solitário em relação ao mundo. E nesse caso, a Solidão tem um importante papel.
Ao contrário do que se pode parecer, a Solidão nem sempre é sinônimo de desajuste, tristeza ou coisas do tipo. A Solidão é aquele momento em que você se depara consigo mesmo, e se pergunta “o que vamos fazer?”. Perceba que quando estamos a sós com nós mesmo, podemos fazer o que quisermos. Logo, a Solidão nos aproxima mais da Liberdade. Acontece que muitos de nós não sabemos o que fazer com essa sensação de liberdade, pois estamos ainda muito presos à idéia de que precisamos estar acompanhados a todo momento para estarmos bem.
A sensação de solidão é algo que pode nos acometer a qualquer momento, mesmo estando acompanhados. Sentir-se só. E é muito importante que possamos aprender a lidar com essa sensação, pois as pessoas nem sempre estão disponíveis para nos fazer companhia da forma como gostaríamos, e essa frustração pode nos levar a um sentimento de rejeição ou inadequação que nem sempre condiz com a realidade. Saber estar só é tão importante quanto saber estar acompanhado, pois as vezes também temos que lidar com a companhia do outro mesmo quando não a desejamos em algumas situações sociais, como no trabalho ou até mesmo no relacionamento familiar. Porém, não devemos confundir a solidão com o isolamento demasiado; este segundo aspecto passa ser preocupante quando começa a nos limitar e prejudicar nossas relações, e nesse caso é fundamental procurar ajuda terapêutica psicológica e até médica, para compreender melhor o que se está se passando internamente. A solidão de que estamos falando tem muito mais a ver com o convívio consigo mesmo, e isso pode ser sentido independente de estarmos acompanhados ou não.
O fato é que não importa o que você faça, sua presença sempre vai te acompanhar, e a solidão sempre vai promover um encontro com esse acompanhante. Não se sinta tão vazio quando estiver só: pense que há muitas coisas para explorar, um universo imenso dentro de você para se descobrir. As coisas ficam muito mais suportáveis quando a melhor companhia não está à sua frente, ao seu lado ou longe de você; a vida fica muito mais agradável quando você é sua melhor companhia.
![](https://static.wixstatic.com/media/d3b79b_7ce10feac38e41b0931e32815608f251~mv2.jpg/v1/fill/w_564,h_451,al_c,q_80,enc_auto/d3b79b_7ce10feac38e41b0931e32815608f251~mv2.jpg)